terça-feira, 29 de dezembro de 2009

32ª Semana de Gravidez


Seu bebê
Lá dentro do útero, ele parece tão distante do mundo... Mas seu bebê está conectadíssimo com tudo o que acontece do lado de fora. Ele percebe os ruídos - embora o som seja abafado pelo líquido amniótico - e, acredite, pode acompanhar com os olhos uma fonte de luz que esteja se movimentando próximo à barriga. Aliás, ele consegue mover não apenas os olhos mas também o corpo todo: os braços, as pernas e a cabeça. Aí está a explicação para os chutes que você tem sentido ultimamente. Seu filho está cheio de energia e não vê a hora de sair para brincar.



Sua gravidez
Este é o momento de intensificar as visitas ao obstetra. Não é por menos. Faltam apenas sete semanas para o bebê chegar. Assim, se antes a rotina de exames era mensal, agora será bem mais agitada. Nessas ocasiões, converse com o médico sobre os sintomas que merecem atenção redobrada na reta final. Ele explicará que os sangramentos, as dores de cabeça e alguns tipos de contração podem ser sinais de alerta. Ao voltar da consulta, não deixe de conferir os preparativos para a chegada do bebê. Lembre-se de escolher brinquedos adequados ao recém-nascido e não se esqueça dos cuidados com a higiene do berço e dos acessórios.


Pediatra





Já está na hora de escolher aquele que te orientará nos procedimentos com o seu bebê por alguns anos: o pediatra.
Procure indicações, peça informações com parentes, amigas e seu médico de confiança.
Depois de selecionado alguns nomes, marque uma entrevista com cada um deles. Escolha o que te passar maior segurança, confiança e credibilidade.





fonte: bebe.com.br

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

30ª Semana de Gravidez


A medida do bebê deve estar em torno de 27cm e seu peso 1350g.
O bebê já passa a ficar na posição do parto normal, isto é, de cabeça para baixo. Nas menininhas, o clitóris está bem à vista, pois os pequenos lábios ainda não o cobriram.
Nesse terceiro trimestre, o bebê precisa de muitos nutrientes. Faça uma alimentação saudável.
A mamãe poderá sentir-se incomodada ao dormir. A posição ideal é deitar-se do lado esquerdo, porque exige menos esforço e facilita a circulação placentária.

Carinho, você sabe, nunca é demais. Entre um cochilo e outro, seu bebê vai vibrar de alegria se você massagear a barriga e conversar com ele. Com um pouquinho de sorte, ele poderá retribuir o afago dando alguns chutes dentro do útero. Seus sentidos estão mais afiados nesta semana. No entanto, o único sabor que o pequeno experimentou foi, é claro, o do líquido amniótico, que engole e inala continuamente. De acordo com os pesquisadores, essa substância é adocicada, ou seja, tem o gosto de infância.

É hora de checar o tamanho da sua barriga. Nesta semana, ela deve ter alcançado 30 cm de altura. Cresceu muito, não é? E, sem dúvida, deve estar pesada. Suas pernas que o digam, pois elas sentem ainda mais o peso do bebê. As cãibras e os inchaços, inclusive, aumentam na reta final da gravidez. Assim, evite ficar em pé por muito tempo e use sapatos baixos. Mulheres com predisposição a varizes devem redobrar os cuidados, usando meias elásticas e mantendo as pernas elevadas sempre que possível.


Chá de bebê



Vai realizar o chá de bebê? Então está na hora de começar a idealizá-lo. Primeiro decida quem vai convidar e os presentes que estão faltando no enxoval do bebê ou que deseja ganhar.

Em seguida, escolha alguém para organizar tudo isso para você, já que não pode saber o que vai ganhar de quem.
Divirta-se!


fonte: bebe.com.br, guiadobebe.com.br

Consulta médica mensal

Ontem fomos a mais uma visita à Obstetra. 
Nem vou me estender muito no assunto, mas me estressei com a secretariazinha dela ontem, enfim, já fui pro consultório de má vontade, né? Mas no fim foi tudo bem, e me esclareci com a médica. 


Bom, Clara está grandona :o), medindo 27cm, cresceu 3 cm do mês passado pra cá. Sem falar que ela ficou de gracinha com a médica, ficou fugindo, se escondendo (acho que meu humor afetou a bichinha rs), quase que não conseguimos ouvir o coraçãozinho, mas a Dra pressionou a barriga e achou. E a danada ainda ficou chutando a Dra de volta, tipo, "pára de me apertar aí owww".


Eu já estava meio grilada com o tempo da gravidez, porque lembrava que numa dessas consultas ela havia comentado que a quantidade de semanas havia mudado depois que fizemos a morfológica. Só que no dia eu não me liguei, sei lá, não registrei, rs. Perguntei ontem sobre o tempo certo, e realmente estava fazendo as contas erradas! Clara está com 30 semanas e não 31. Poxa vida, ainda vamos ter que esperar mais uma semana pra receber nossa riqueza. Maaaaas o que é uma semana em 9 meses não é verdade? Espero feliz da vida!!


Agora vamos nos programar para a segunda quinzena de fevereiro (até o dia 23) e passar o carnaval de malas prontas!!!!






Falando em parto normal



Especialistas de todo o país explicam por que vale a pena apostar no desfecho natural da gravidez.


No início de maio, o Ministério da Saúde lançou a Campanha Nacional de Incentivo ao Parto Normal. O motivo? “A cesárea virou um bem de consumo”, acredita Lena Perez, diretora-adjunta do departamento de ações estratégicas do ministério. 


Segundo o governo, o problema não está apenas nessa porcentagem galopante. “Queremos conscientizar as mulheres para que a cirurgia não seja eletiva”, afirma Lena. Em outras palavras, o objetivo é que as futuras mães não agendem o parto assim que ficam sabendo da gravidez – algo que acontece com freqüência e por motivos nem sempre urgentes.     
“Algumas escolhem uma determinada data porque vai ser mais fácil reunir a família”, conta o obstetra Luiz Fernando Leite, das maternidades Santa Joana e Pro Matre, em São Paulo. “Outras querem que o filho comemore o aniversário no mesmo dia do pai.” E o pior é que os próprios médicos acabam incentivando a cesárea: seja por falta de disponibilidade, seja pelo fato de a maioria deles estar mais acostumada a fazer a cirurgia.


No fim das contas, mulheres em plenas condições de dar à luz naturalmente se submetem à cesárea sem a menor necessidade. 




Como a natureza quer: se o parto normal é o desfecho natural de uma gravidez, por que fugir dele antes mesmo de saber se uma cesárea é de fato indicada para o seu caso? “O ideal é que o bebê escolha o dia em que quer nascer”, diz o obstetra Luiz Fernando Leite, das maternidades Santa Joana e Pro Matre, em São Paulo. É claro que, na hora do parto, às vezes surgem complicações. Aí, sejamos justos, a cesariana pode até salvar a vida da mãe e do filho. “Mas, quando a cirurgia é agendada com muita antecedência, corre-se o risco de a criança nascer prematura, mais magra e com os músculos ainda não completamente desenvolvidos”, adverte o obstetra. 


A criança respira melhor: quando passa pelo canal da vagina, o tórax do bebê é comprimido, assim como o resto do seu corpo. “Isso garante que o líquido amniótico de dentro dos seus pulmões seja expelido pela boca, facilitando o primeiro suspiro da criança na hora em que nasce”, explica Rosangela Garbers, neonatalogista do Hospital Pequeno Príncipe, em Curitiba. Sem falar que as contrações uterinas estressam o bebê – e isso está longe de ser ruim. O hormônio cortisol produzido pelo organismo infantil deixa os pulmões preparados para trabalhar a todo vapor. A cesárea, por sua vez, aumenta o risco de ocorrer o que os especialistas chamam de desconforto respiratório. Esse problema pode levar a quadros de insuficiência respiratória e até favorecer a pneumonia. 


Acelera a descida do leite: “Durante o trabalho de parto, o organismo da mulher libera os hormônios ocitocina e prolactina, que facilitam a apojadura”, afirma Mariano Sales Junior, da maternidade Hilda Brandão, da Santa Casa de Belo Horizonte. No caso da cesárea eletiva, a mulher pode ser submetida à cirurgia sem o menor indício de que o bebê está pronto para nascer. Daí, o organismo talvez secrete as substâncias que deflagram a produção do leite com certo atraso – de dois a cinco dias depois do nascimento do bebê. Resumo da ópera: a criança terá de esperar para ser amamentada pela mãe.


Cai o mito da dor: por mais ultrapassada que seja, a imagem de uma mãe urrando na hora do parto não sai da cabeça de muitas mulheres. Segundo Washington Rios, coordenador da maternidade de alto risco do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás, não há o que temer. “A analgesia é perfeitamente capaz de controlar a dor”, afirma. Isso porque há mais de dez anos os médicos recorrem a uma estratégia que combina a anestesia raquidiana, a mesma usada na cesárea, e a peridural. “A paciente não sofre, mas também não perde totalmente a sensibilidade na região pélvica”, explica a anestesista Wanda Carneiro, diretora clínica do Hospital e Maternidade São Luiz, em São Paulo. Dessa forma, ela consegue sentir as contrações e até ajudar a impulsionar a criança para fora.


Recuperação a jato: 48 horas após o parto normal, a nova mamãe pode ir para casa com o seu bebê. Em alguns casos, para facilitar a saída da criança, os médicos realizam a episiotomia, um pequeno corte lateral na região do períneo, área situada entre a vagina e o ânus. Quando isso acontece, a cicatrização geralmente leva uma semana. Já quem vai de cesariana recebe alta normalmente entre 60 e 72 horas após o parto e pode levar de 30 a 40 dias para se livrar das dores.


Mais segurança: como em qualquer cirurgia, a cesárea envolve riscos de infecção e até de morte da criança. “Cerca de 12% dos bebês que nascem de cesariana vão para a UTI”, revela Renato Kalil, obstetra do Hospital e Maternidade São Luiz, em São Paulo. No parto normal, esse número cai para 3%. “A sensação da cesariana é semelhante à de qualquer outra cirurgia no abdômen. É, enfim, como extrair uma porção do intestino ou operar o estômago”, compara Kalil. E, convenhamos, o clima de uma sala cirúrgica não é dos mais agradáveis: as máscaras dos médicos, a sedação, a dificuldade para se mexer...






terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Como trocar a fralda da menina



Trocar a fralda é algo que se aprende na prática. Aliás, a mãe de um recém-nascido fará isso cerca de 10 vezes ao dia. Mas, é claro, ninguém nasce sabendo como esse ritual deve ser feito da maneira correta. Para ajudá-la nisso, elaboramos um guia para você aprender como limpar da sua pequena.

  
1. O trocador
O primeiro passo é lavar as mãos. Depois, verificar se todos os itens para a troca estão próximos. São eles: água morna, algodão, duas fraldas de pano, fralda descartável e pomada para prevenir assaduras. Tudo pronto, então coloque o bebê deitado, de barriga para cima, sobre uma superfície segura, plana e macia. O ideal, também, é que esse lugar seja quente e sem correntes de ar. Para lembrar: a criança nunca deve ser deixada sozinha no trocador.





2. Tchau fralda suja
Tire a parte debaixo da roupa da menina e solte as tiras adesivas da fralda suja. Levante as pernas da pequena e puxe a fralda usada. Enrole-a e jogue no lixo. Caso prefira, coloque um pano limpo sob o bebê para que o trocador não suje.

  





3. De cima para baixo 
Pegue um chumaço de algodão umedecido e comece a limpar o bebê no sentido descendente (de cima para baixo). Não esqueça das dobrinhas ao lado da vagina e de dentro dos grandes lábios. Esse cuidado é bastante importante. 

  






4. Bumbum
Troque o chumaço de algodão quantas vezes forem necessárias. Limpe agora a região do bumbum, sempre no sentido descendente (de cima para baixo).










5. Secar 
Depois que o bebê estiver limpo, seque toda a região com uma fralda de pano macia. Passe, então, o creme contra assaduras na região das dobrinhas. 


 



 






6. Fralda limpa
Levante as pernas da criança e coloque a fralda descartável bem embaixo do bumbum. Deite o bebê novamente. Feche-a -na altura da cintura, deixando uma folga de um dedo entre o corpo dela e a fralda. Isso evita incômodos. Pronto! Ela está agora limpa e cheirosa.











Fonte: bebe.com.br

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

29ª Semana de Gravidez




O comprimento do bebê esta semana é de 26cm e seu peso de 1250g.
O bebê muda de posição constantemente, adora brincar com o cordão umbilical. Que espuleta, já gosta de brincar! A pele enrugada já desaparece por causa da camada de gordura e está avermelhada.
Mesma situação encontra-se o sistema nervoso central, também bem desenvolvido e já permite que o bebê controle sua temperatura a partir do nascimento.
O colostro pode sair do seu peito, com uma aparência amarelada. Seus pés estão maiores. Dessa forma, use calçados confortáveis.
Nesse período, é comum a mãe começar a ficar ansiosa para o término da gravidez. Há um aumento na secreção vaginal.


Inchaço
A redução do fluxo de sangue no corpo da mamãe pode causar inchaço nas pernas e nos pés, provocando dores e varizes. Para amenizar os sintomas, é importante fazer caminhadas leves, evitar ficar em pé por muito tempo, tomar muito líquido, descansar com os pés mais elevados que os quadris e usar meias elásticas, necessárias para evitar a formação de varizes.

Se você já possui varizes, as meias devem ser postas de manhã, ainda deitada e só retiradas à noite na hora de ir para a cama. Desta forma você evita complicações durante o parto e puerpério.



fonte: guiadobebe.uol.com.br

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Dicas pra fazer a mala da maternidade

Depois que li num site que na 29ª semana já é hora de arrumar a mala da maternidade, confesso que fiquei meio tensa. Ao mesmo tempo, nunca sabemos o que pode acontecer, e claro, tudo isso tem a ver com o histórico da gestante. Por enquanto está tudo tranquilo por aqui e a chegada da Clara CONTINUA sendo pra fevereiro. MAS por precaução, vou lavar meia dúzia de roupinhas dela, hehehe.Fui pesquisar e achei essas dicas super legais:



                                                      
                                                             

Para organizar: Separe em envelopes trocas completas de roupa: um macacão, um conjunto de body e calça culote, um par de meias e uma fralda de tecido. Seis conjuntinhos desses é uma boa pedida, pois o bebê pode sujar as peças e precisar de mais de um por dia. Os envelopes são encontrados em lojas especializadas em enxoval. Se preferir, você mesma pode fazer saquinhos com a sobra do tecido usado na decoração do quarto da criança. Só não se esqueça de lavar antes de usar. Saída de maternidade: Experimente misturar um lindo e confortável macacão com uma mantinha, e terá uma linda saída da maternidade.


Macacão: Prefira os modelos de tricô de linha, plush ou malha 100% algodão, com decote careca ou gola pequena para não virar nem incomodar o bebê. 


Body: Nenhuma roupa é mais confortável para o recém-nascido. Com várias modelagens, estampas e tecidos, a peça faz as vezes de camiseta e mantém o corpo da criança bem quentinho. Na hora da compra, lembre-se de que os modelos envelope ou com botões no ombro são mais difíceis de vestir. Deixe para usá-los quando o seu filho estiver maior. O body tradicional, com a gola bem aberta e sem botões, é ótimo para o bebê que acabou de nascer. Você encontra de todos os preços, mas antes de comprar sinta o toque do tecido: tem que ser bem macio e, de preferência, 100% algodão. 


Calça: Com ou sem pés, eis a questão. Muitas mães preferem o modelo fechado, e outras gostam mais dos abertos para serem usados com meias. E aqui vou dar um depoimento: “O meu filho Pedro, de 7 meses, perdeu suas calças com pé muito rápido. Então passei a usar os modelos sem pé. Além disso, por causa do calor, ele adorava ficar com os pezinhos descobertos!” 

Cuidado apenas para que a peça não aperte a barriguinha do bebê nem o tornozelo. Uma dica é, antes de comprar, checar se o elástico é bem molinho. 


Fralda de tecido: Uma dica é comprar fraldas lisas e brancas e bordar a barra. Outra opção é aproveitar o tecido 100% algodão que sobrou da decoração do quarto para formar um lindo barrado. A maioria das mamães aproveita mais a fralda de ombro conforme o bebê cresce. Então, compre somente a quantidade necessária para as primeiras semanas e veja a qual modelo você vai se adaptar melhor. Existem lojas que confeccionam apenas um tamanho intermediário.

Saco de dormir: Esta peça é mesmo uma boa invenção para proteger o bebê. Ele sai quentinho da maternidade, como se estivesse num envelope feito de edredom, bem macio e gostoso!


Manta: Você vai precisar de duas delas. Cores neutras são uma ótima opção para combinar a peça com qualquer roupinha. 
Outra dica é investir numa manta de algodão, suedine ou malha. 


Casaquinho: Leve-o apenas se estiver muito frio! Dentro da maternidade, a temperatura é controlada e os bebês vêm e vão do quarto para o berçário enrolados em mantinhas. Se você fizer muita questão do casaquinho, no entanto, leve apenas uma opção e use com um macacão de tecido bem leve por baixo.


Touca: Antes de deixar a maternidade, dê uma olhada no tempo e vista o seu filho de acordo. Se estiver muito frio, uma touca é bem-vinda. 


Saquinho de roupas sujas: Separe as roupinhas sujas do bebê em um saco super charmoso e personalizado. 


Caderno de visitas: Quer uma recordação para a vida toda? Inclua na sua mala da maternidade um livro ou caderno para os amigos e parentes marcarem presença e deixarem uma mensagem para o bebê. 








fonte: bebe.com.br

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

32ª Semana de Gravidez


Seu bebê
Lá dentro do útero, ele parece tão distante do mundo... Mas seu bebê está conectadíssimo com tudo o que acontece do lado de fora. Ele percebe os ruídos - embora o som seja abafado pelo líquido amniótico - e, acredite, pode acompanhar com os olhos uma fonte de luz que esteja se movimentando próximo à barriga. Aliás, ele consegue mover não apenas os olhos mas também o corpo todo: os braços, as pernas e a cabeça. Aí está a explicação para os chutes que você tem sentido ultimamente. Seu filho está cheio de energia e não vê a hora de sair para brincar.



Sua gravidez
Este é o momento de intensificar as visitas ao obstetra. Não é por menos. Faltam apenas sete semanas para o bebê chegar. Assim, se antes a rotina de exames era mensal, agora será bem mais agitada. Nessas ocasiões, converse com o médico sobre os sintomas que merecem atenção redobrada na reta final. Ele explicará que os sangramentos, as dores de cabeça e alguns tipos de contração podem ser sinais de alerta. Ao voltar da consulta, não deixe de conferir os preparativos para a chegada do bebê. Lembre-se de escolher brinquedos adequados ao recém-nascido e não se esqueça dos cuidados com a higiene do berço e dos acessórios.


Pediatra





Já está na hora de escolher aquele que te orientará nos procedimentos com o seu bebê por alguns anos: o pediatra.
Procure indicações, peça informações com parentes, amigas e seu médico de confiança.
Depois de selecionado alguns nomes, marque uma entrevista com cada um deles. Escolha o que te passar maior segurança, confiança e credibilidade.





fonte: bebe.com.br

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

30ª Semana de Gravidez


A medida do bebê deve estar em torno de 27cm e seu peso 1350g.
O bebê já passa a ficar na posição do parto normal, isto é, de cabeça para baixo. Nas menininhas, o clitóris está bem à vista, pois os pequenos lábios ainda não o cobriram.
Nesse terceiro trimestre, o bebê precisa de muitos nutrientes. Faça uma alimentação saudável.
A mamãe poderá sentir-se incomodada ao dormir. A posição ideal é deitar-se do lado esquerdo, porque exige menos esforço e facilita a circulação placentária.

Carinho, você sabe, nunca é demais. Entre um cochilo e outro, seu bebê vai vibrar de alegria se você massagear a barriga e conversar com ele. Com um pouquinho de sorte, ele poderá retribuir o afago dando alguns chutes dentro do útero. Seus sentidos estão mais afiados nesta semana. No entanto, o único sabor que o pequeno experimentou foi, é claro, o do líquido amniótico, que engole e inala continuamente. De acordo com os pesquisadores, essa substância é adocicada, ou seja, tem o gosto de infância.

É hora de checar o tamanho da sua barriga. Nesta semana, ela deve ter alcançado 30 cm de altura. Cresceu muito, não é? E, sem dúvida, deve estar pesada. Suas pernas que o digam, pois elas sentem ainda mais o peso do bebê. As cãibras e os inchaços, inclusive, aumentam na reta final da gravidez. Assim, evite ficar em pé por muito tempo e use sapatos baixos. Mulheres com predisposição a varizes devem redobrar os cuidados, usando meias elásticas e mantendo as pernas elevadas sempre que possível.


Chá de bebê



Vai realizar o chá de bebê? Então está na hora de começar a idealizá-lo. Primeiro decida quem vai convidar e os presentes que estão faltando no enxoval do bebê ou que deseja ganhar.

Em seguida, escolha alguém para organizar tudo isso para você, já que não pode saber o que vai ganhar de quem.
Divirta-se!


fonte: bebe.com.br, guiadobebe.com.br

Consulta médica mensal

Ontem fomos a mais uma visita à Obstetra. 
Nem vou me estender muito no assunto, mas me estressei com a secretariazinha dela ontem, enfim, já fui pro consultório de má vontade, né? Mas no fim foi tudo bem, e me esclareci com a médica. 


Bom, Clara está grandona :o), medindo 27cm, cresceu 3 cm do mês passado pra cá. Sem falar que ela ficou de gracinha com a médica, ficou fugindo, se escondendo (acho que meu humor afetou a bichinha rs), quase que não conseguimos ouvir o coraçãozinho, mas a Dra pressionou a barriga e achou. E a danada ainda ficou chutando a Dra de volta, tipo, "pára de me apertar aí owww".


Eu já estava meio grilada com o tempo da gravidez, porque lembrava que numa dessas consultas ela havia comentado que a quantidade de semanas havia mudado depois que fizemos a morfológica. Só que no dia eu não me liguei, sei lá, não registrei, rs. Perguntei ontem sobre o tempo certo, e realmente estava fazendo as contas erradas! Clara está com 30 semanas e não 31. Poxa vida, ainda vamos ter que esperar mais uma semana pra receber nossa riqueza. Maaaaas o que é uma semana em 9 meses não é verdade? Espero feliz da vida!!


Agora vamos nos programar para a segunda quinzena de fevereiro (até o dia 23) e passar o carnaval de malas prontas!!!!






Falando em parto normal



Especialistas de todo o país explicam por que vale a pena apostar no desfecho natural da gravidez.


No início de maio, o Ministério da Saúde lançou a Campanha Nacional de Incentivo ao Parto Normal. O motivo? “A cesárea virou um bem de consumo”, acredita Lena Perez, diretora-adjunta do departamento de ações estratégicas do ministério. 


Segundo o governo, o problema não está apenas nessa porcentagem galopante. “Queremos conscientizar as mulheres para que a cirurgia não seja eletiva”, afirma Lena. Em outras palavras, o objetivo é que as futuras mães não agendem o parto assim que ficam sabendo da gravidez – algo que acontece com freqüência e por motivos nem sempre urgentes.     
“Algumas escolhem uma determinada data porque vai ser mais fácil reunir a família”, conta o obstetra Luiz Fernando Leite, das maternidades Santa Joana e Pro Matre, em São Paulo. “Outras querem que o filho comemore o aniversário no mesmo dia do pai.” E o pior é que os próprios médicos acabam incentivando a cesárea: seja por falta de disponibilidade, seja pelo fato de a maioria deles estar mais acostumada a fazer a cirurgia.


No fim das contas, mulheres em plenas condições de dar à luz naturalmente se submetem à cesárea sem a menor necessidade. 




Como a natureza quer: se o parto normal é o desfecho natural de uma gravidez, por que fugir dele antes mesmo de saber se uma cesárea é de fato indicada para o seu caso? “O ideal é que o bebê escolha o dia em que quer nascer”, diz o obstetra Luiz Fernando Leite, das maternidades Santa Joana e Pro Matre, em São Paulo. É claro que, na hora do parto, às vezes surgem complicações. Aí, sejamos justos, a cesariana pode até salvar a vida da mãe e do filho. “Mas, quando a cirurgia é agendada com muita antecedência, corre-se o risco de a criança nascer prematura, mais magra e com os músculos ainda não completamente desenvolvidos”, adverte o obstetra. 


A criança respira melhor: quando passa pelo canal da vagina, o tórax do bebê é comprimido, assim como o resto do seu corpo. “Isso garante que o líquido amniótico de dentro dos seus pulmões seja expelido pela boca, facilitando o primeiro suspiro da criança na hora em que nasce”, explica Rosangela Garbers, neonatalogista do Hospital Pequeno Príncipe, em Curitiba. Sem falar que as contrações uterinas estressam o bebê – e isso está longe de ser ruim. O hormônio cortisol produzido pelo organismo infantil deixa os pulmões preparados para trabalhar a todo vapor. A cesárea, por sua vez, aumenta o risco de ocorrer o que os especialistas chamam de desconforto respiratório. Esse problema pode levar a quadros de insuficiência respiratória e até favorecer a pneumonia. 


Acelera a descida do leite: “Durante o trabalho de parto, o organismo da mulher libera os hormônios ocitocina e prolactina, que facilitam a apojadura”, afirma Mariano Sales Junior, da maternidade Hilda Brandão, da Santa Casa de Belo Horizonte. No caso da cesárea eletiva, a mulher pode ser submetida à cirurgia sem o menor indício de que o bebê está pronto para nascer. Daí, o organismo talvez secrete as substâncias que deflagram a produção do leite com certo atraso – de dois a cinco dias depois do nascimento do bebê. Resumo da ópera: a criança terá de esperar para ser amamentada pela mãe.


Cai o mito da dor: por mais ultrapassada que seja, a imagem de uma mãe urrando na hora do parto não sai da cabeça de muitas mulheres. Segundo Washington Rios, coordenador da maternidade de alto risco do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás, não há o que temer. “A analgesia é perfeitamente capaz de controlar a dor”, afirma. Isso porque há mais de dez anos os médicos recorrem a uma estratégia que combina a anestesia raquidiana, a mesma usada na cesárea, e a peridural. “A paciente não sofre, mas também não perde totalmente a sensibilidade na região pélvica”, explica a anestesista Wanda Carneiro, diretora clínica do Hospital e Maternidade São Luiz, em São Paulo. Dessa forma, ela consegue sentir as contrações e até ajudar a impulsionar a criança para fora.


Recuperação a jato: 48 horas após o parto normal, a nova mamãe pode ir para casa com o seu bebê. Em alguns casos, para facilitar a saída da criança, os médicos realizam a episiotomia, um pequeno corte lateral na região do períneo, área situada entre a vagina e o ânus. Quando isso acontece, a cicatrização geralmente leva uma semana. Já quem vai de cesariana recebe alta normalmente entre 60 e 72 horas após o parto e pode levar de 30 a 40 dias para se livrar das dores.


Mais segurança: como em qualquer cirurgia, a cesárea envolve riscos de infecção e até de morte da criança. “Cerca de 12% dos bebês que nascem de cesariana vão para a UTI”, revela Renato Kalil, obstetra do Hospital e Maternidade São Luiz, em São Paulo. No parto normal, esse número cai para 3%. “A sensação da cesariana é semelhante à de qualquer outra cirurgia no abdômen. É, enfim, como extrair uma porção do intestino ou operar o estômago”, compara Kalil. E, convenhamos, o clima de uma sala cirúrgica não é dos mais agradáveis: as máscaras dos médicos, a sedação, a dificuldade para se mexer...






terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Como trocar a fralda da menina



Trocar a fralda é algo que se aprende na prática. Aliás, a mãe de um recém-nascido fará isso cerca de 10 vezes ao dia. Mas, é claro, ninguém nasce sabendo como esse ritual deve ser feito da maneira correta. Para ajudá-la nisso, elaboramos um guia para você aprender como limpar da sua pequena.

  
1. O trocador
O primeiro passo é lavar as mãos. Depois, verificar se todos os itens para a troca estão próximos. São eles: água morna, algodão, duas fraldas de pano, fralda descartável e pomada para prevenir assaduras. Tudo pronto, então coloque o bebê deitado, de barriga para cima, sobre uma superfície segura, plana e macia. O ideal, também, é que esse lugar seja quente e sem correntes de ar. Para lembrar: a criança nunca deve ser deixada sozinha no trocador.





2. Tchau fralda suja
Tire a parte debaixo da roupa da menina e solte as tiras adesivas da fralda suja. Levante as pernas da pequena e puxe a fralda usada. Enrole-a e jogue no lixo. Caso prefira, coloque um pano limpo sob o bebê para que o trocador não suje.

  





3. De cima para baixo 
Pegue um chumaço de algodão umedecido e comece a limpar o bebê no sentido descendente (de cima para baixo). Não esqueça das dobrinhas ao lado da vagina e de dentro dos grandes lábios. Esse cuidado é bastante importante. 

  






4. Bumbum
Troque o chumaço de algodão quantas vezes forem necessárias. Limpe agora a região do bumbum, sempre no sentido descendente (de cima para baixo).










5. Secar 
Depois que o bebê estiver limpo, seque toda a região com uma fralda de pano macia. Passe, então, o creme contra assaduras na região das dobrinhas. 


 



 






6. Fralda limpa
Levante as pernas da criança e coloque a fralda descartável bem embaixo do bumbum. Deite o bebê novamente. Feche-a -na altura da cintura, deixando uma folga de um dedo entre o corpo dela e a fralda. Isso evita incômodos. Pronto! Ela está agora limpa e cheirosa.











Fonte: bebe.com.br

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

29ª Semana de Gravidez




O comprimento do bebê esta semana é de 26cm e seu peso de 1250g.
O bebê muda de posição constantemente, adora brincar com o cordão umbilical. Que espuleta, já gosta de brincar! A pele enrugada já desaparece por causa da camada de gordura e está avermelhada.
Mesma situação encontra-se o sistema nervoso central, também bem desenvolvido e já permite que o bebê controle sua temperatura a partir do nascimento.
O colostro pode sair do seu peito, com uma aparência amarelada. Seus pés estão maiores. Dessa forma, use calçados confortáveis.
Nesse período, é comum a mãe começar a ficar ansiosa para o término da gravidez. Há um aumento na secreção vaginal.


Inchaço
A redução do fluxo de sangue no corpo da mamãe pode causar inchaço nas pernas e nos pés, provocando dores e varizes. Para amenizar os sintomas, é importante fazer caminhadas leves, evitar ficar em pé por muito tempo, tomar muito líquido, descansar com os pés mais elevados que os quadris e usar meias elásticas, necessárias para evitar a formação de varizes.

Se você já possui varizes, as meias devem ser postas de manhã, ainda deitada e só retiradas à noite na hora de ir para a cama. Desta forma você evita complicações durante o parto e puerpério.



fonte: guiadobebe.uol.com.br

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Dicas pra fazer a mala da maternidade

Depois que li num site que na 29ª semana já é hora de arrumar a mala da maternidade, confesso que fiquei meio tensa. Ao mesmo tempo, nunca sabemos o que pode acontecer, e claro, tudo isso tem a ver com o histórico da gestante. Por enquanto está tudo tranquilo por aqui e a chegada da Clara CONTINUA sendo pra fevereiro. MAS por precaução, vou lavar meia dúzia de roupinhas dela, hehehe.Fui pesquisar e achei essas dicas super legais:



                                                      
                                                             

Para organizar: Separe em envelopes trocas completas de roupa: um macacão, um conjunto de body e calça culote, um par de meias e uma fralda de tecido. Seis conjuntinhos desses é uma boa pedida, pois o bebê pode sujar as peças e precisar de mais de um por dia. Os envelopes são encontrados em lojas especializadas em enxoval. Se preferir, você mesma pode fazer saquinhos com a sobra do tecido usado na decoração do quarto da criança. Só não se esqueça de lavar antes de usar. Saída de maternidade: Experimente misturar um lindo e confortável macacão com uma mantinha, e terá uma linda saída da maternidade.


Macacão: Prefira os modelos de tricô de linha, plush ou malha 100% algodão, com decote careca ou gola pequena para não virar nem incomodar o bebê. 


Body: Nenhuma roupa é mais confortável para o recém-nascido. Com várias modelagens, estampas e tecidos, a peça faz as vezes de camiseta e mantém o corpo da criança bem quentinho. Na hora da compra, lembre-se de que os modelos envelope ou com botões no ombro são mais difíceis de vestir. Deixe para usá-los quando o seu filho estiver maior. O body tradicional, com a gola bem aberta e sem botões, é ótimo para o bebê que acabou de nascer. Você encontra de todos os preços, mas antes de comprar sinta o toque do tecido: tem que ser bem macio e, de preferência, 100% algodão. 


Calça: Com ou sem pés, eis a questão. Muitas mães preferem o modelo fechado, e outras gostam mais dos abertos para serem usados com meias. E aqui vou dar um depoimento: “O meu filho Pedro, de 7 meses, perdeu suas calças com pé muito rápido. Então passei a usar os modelos sem pé. Além disso, por causa do calor, ele adorava ficar com os pezinhos descobertos!” 

Cuidado apenas para que a peça não aperte a barriguinha do bebê nem o tornozelo. Uma dica é, antes de comprar, checar se o elástico é bem molinho. 


Fralda de tecido: Uma dica é comprar fraldas lisas e brancas e bordar a barra. Outra opção é aproveitar o tecido 100% algodão que sobrou da decoração do quarto para formar um lindo barrado. A maioria das mamães aproveita mais a fralda de ombro conforme o bebê cresce. Então, compre somente a quantidade necessária para as primeiras semanas e veja a qual modelo você vai se adaptar melhor. Existem lojas que confeccionam apenas um tamanho intermediário.

Saco de dormir: Esta peça é mesmo uma boa invenção para proteger o bebê. Ele sai quentinho da maternidade, como se estivesse num envelope feito de edredom, bem macio e gostoso!


Manta: Você vai precisar de duas delas. Cores neutras são uma ótima opção para combinar a peça com qualquer roupinha. 
Outra dica é investir numa manta de algodão, suedine ou malha. 


Casaquinho: Leve-o apenas se estiver muito frio! Dentro da maternidade, a temperatura é controlada e os bebês vêm e vão do quarto para o berçário enrolados em mantinhas. Se você fizer muita questão do casaquinho, no entanto, leve apenas uma opção e use com um macacão de tecido bem leve por baixo.


Touca: Antes de deixar a maternidade, dê uma olhada no tempo e vista o seu filho de acordo. Se estiver muito frio, uma touca é bem-vinda. 


Saquinho de roupas sujas: Separe as roupinhas sujas do bebê em um saco super charmoso e personalizado. 


Caderno de visitas: Quer uma recordação para a vida toda? Inclua na sua mala da maternidade um livro ou caderno para os amigos e parentes marcarem presença e deixarem uma mensagem para o bebê. 








fonte: bebe.com.br